';

Registo de nascimento - Saiba tudo o que é preciso

Todas as crianças que nascem em Portugal têm de ser registadas obrigatoriamente, independentemente dos pais serem ou não estrangeiros, uma vez que é através do registo que se faz prova do nascimento.

Todas as crianças que nascem em Portugal têm de ser registadas obrigatoriamente, independentemente dos pais serem ou não estrangeiros, uma vez que é através do registo que se faz prova do nascimento.

Prazo para registo de nascimento e onde efetuar o registo

O nascimento deve ser declarado nos 20 dias imediatos, podendo ser realizado online através do site Nascimento Online ou Presencialmente no Balcão Nascer Cidadão na Maternidade (caso esse serviço esteja disponivel) ou numa conservatória do registo civil

Quando a criança nasceu num país da União Europeia ou no Reino Unido, pode o registo pode ser feito em Portugal desde que o nascimento tenha ocorrido há menos de um ano.

Documentos/Informações necessários(as)

Se registar uma criança nascida no estrangeiro e sendo pelo menos um dos pais português,deve ainda:

Para o registo online será ainda necessário a Chave Móvel Digital ou em alternativa, Cartão de Cidadão e PINS de morada e de autenticação do cartão do cidadão. Caso opte por utilizar o cartão do cidadão necessitará de um leitor de cartões.

 Quem pode efetuar o pedido de registo de nascimento

Se o pedido for feito online, pode ser efectuado por qualquer um dos pais (se forem casados) ou por ambos (se não forem casados).

Se o pedido for feito presencialmente, pode ser feito por qualquer um dos pais ou ambos (independentemente de serem ou não casados), por qualquer pessoa devidamente autorizada por escrito pelos pais, parente mais próxima que tenha conhecimento do nascimento ou ainda por alguém da direção, administração ou outra pessoa da unidade de saúde onde nasceu a criança, ou onde foi participado o nascimento.



O que são serviços públicos?

Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.

Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.

Restrições nos serviços públicos em tempos de Pandemia

O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal



Menu do artigo


Prazo para registo de nascimento e onde efetuar o registo

Documentos/Informações necessários(as)

Quem pode efetuar o pedido de registo de nascimento



Artigos Relacionados


  • Documento único automóvel - 2 via

  • Renovação da Carta de Condução, já sabe o que fazer?

  • Cancelamento do cartão do cidadão

  • Abono de familia

  • Como pedir o primeiro Cartão do Cidadão

  • Saúde Pública- Uma guardiã da população

  • # Visualizações: 2486






    Tags de Categorias de Serviços Públicos Disponíveis

    Turismo e Desporto Transportes e Logística Serviços de Segurança Social Serviços de Saúde Serviços de Finanças Serviços de Apoio à Conciliação Serviços Bancários Polícia Judiciária Polícia de Segurança Pública PSP Outros Serviços Públicos Municípios Ministérios do Governo Lojas e Serviços de Correios CTT Lojas e Espaços do Cidadão Justiça e Tribunais Institutos Públicos IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Guarda Nacional Republicana GNR Freguesias Farmácias Exército e Defesa Escolas e Ensino Embaixadas e Consulados Conservatórias Centros de Saúde Bombeiros Bibliotecas Água, Luz, Gás e Telecomunicações Agências Nacionais Administração Pública