Ensino Profissional

Já pensou em seguir um curso profissional? Sabe o que é?

O que são Cursos Profissionais

Os Cursos Profissionais são um percurso de ensino secundário que permitem a obtenção do nível secundário de educação e ainda o desenvolvimento de competências sociais, profissionais e científicas essenciais ao exercício de uma atividade profissional. Este nível de ensino permite a entrada no mercado de trabalho mas também o prosseguimento dos estudos se o interessado assim o entender.

A quem se destinam os Cursos Profissionai

Este Cursos destinam-se a pessoas que concluiram o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e quem procura uma formação mais prática e orientada para o mercado de trabalho. Também abrange pessoas que queiram ingressar o Ensino Superior.

Duração dos Cursos Profissionais

Os Cursos Profissionais têm a duração de três anos, terminando com uma prova de aptidão profissional (apresentação e defesa de um projecto, perante um júri) que demonstram as competências e conhecimentos adquiridos no percurso de formação.

Abrangência dos Cursos

Este tipo de Cursos abrangem 4 áreas: Sociocultural, Científica, Tecnológica e em Contexto de Trabalho, permitindo abranger setores tão distintos como indústria e tecnologia, serviços, comércio, transportes, ambiente, entre outras.

Onde podem ser realizados

Podem ser efetuados em agrupamentos de escolas públicas e escolas públicas não agrupadas, escolas profissionais ou em estabelecimentos de ensino particular e cooperativo.

Certificações

Os Cursos Profissionais permitem obtenção de certificação de ensino secundário e certificação profissional (Nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações) 




O que são serviços públicos?

Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.

Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.

Restrições nos serviços públicos em tempos de Pandemia

O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal



Menu do artigo


O que são Cursos Profissionais

A quem se destinam os Cursos Profissionai

Duração dos Cursos Profissionais

Abrangência dos Cursos

Onde podem ser realizados

Certificações



Artigos Relacionados


  • 2º Ciclo

  • Pré-Escolar

  • Secundário- O futuro é já amanhã

  • 1º Ciclo

  • 3º Ciclo

  • Ensino Especial

  • # Visualizações: 4391






    Tags de Categorias de Serviços Públicos Disponíveis

    Turismo e Desporto Transportes e Logística Serviços de Segurança Social Serviços de Saúde Serviços de Finanças Serviços de Apoio à Conciliação Serviços Bancários Polícia Judiciária Polícia de Segurança Pública PSP Outros Serviços Públicos Municípios Ministérios do Governo Lojas e Serviços de Correios CTT Lojas e Espaços do Cidadão Justiça e Tribunais Institutos Públicos IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Guarda Nacional Republicana GNR Freguesias Farmácias Exército e Defesa Escolas e Ensino Embaixadas e Consulados Conservatórias Centros de Saúde Bombeiros Bibliotecas Água, Luz, Gás e Telecomunicações Agências Nacionais Administração Pública