Os Cursos Profissionais são um percurso de ensino secundário que permitem a obtenção do nível secundário de educação e ainda o desenvolvimento de competências sociais, profissionais e científicas essenciais ao exercício de uma atividade profissional. Este nível de ensino permite a entrada no mercado de trabalho mas também o prosseguimento dos estudos se o interessado assim o entender.
Este Cursos destinam-se a pessoas que concluiram o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e quem procura uma formação mais prática e orientada para o mercado de trabalho. Também abrange pessoas que queiram ingressar o Ensino Superior.
Os Cursos Profissionais têm a duração de três anos, terminando com uma prova de aptidão profissional (apresentação e defesa de um projecto, perante um júri) que demonstram as competências e conhecimentos adquiridos no percurso de formação.
Este tipo de Cursos abrangem 4 áreas: Sociocultural, Científica, Tecnológica e em Contexto de Trabalho, permitindo abranger setores tão distintos como indústria e tecnologia, serviços, comércio, transportes, ambiente, entre outras.
Podem ser efetuados em agrupamentos de escolas públicas e escolas públicas não agrupadas, escolas profissionais ou em estabelecimentos de ensino particular e cooperativo.
Os Cursos Profissionais permitem obtenção de certificação de ensino secundário e certificação profissional (Nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações)
Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.
Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.
O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal