';

1º Ciclo

Sabe o que é e qual a sua abrangência?

O que é  o 1º ciclo do ensino básico

O 1º ciclo do ensino básico é o primeiro de 3 ciclos que constituem o ensino básico, tendo uma duração de 4 anos (do 1.º ao 4.º ano de escolaridade). Esta etapa de ensino é universal, obrigatória e gratuita em Portugal. Tem como principais objetivos o desenvolvimento da linguagem oral, a iniciação e progressivo domínio da leitura e da escrita, aquisição de noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social e das expressões plástica, dramática, musical e motora.

Quem tem/pode ingressar no 1º ciclo do ensino básico

Neste ciclo têm de ingressar crianças que completem seis anos de idade até 15 de Setembro do ano civil em que o ano lectivo tem início.

Crianças que completem os 6 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro podem ingressar no 1.º ciclo do ensino básico se os pais assim o pretenderem, ficando no entanto condicionadas à existência de vaga.

Componentes do currículo

O curriculo deste grau de ensino é constituido pelas disciplinas:

1º e 2º ano: Português, Matemática, Estudo do Meio, Expressões Artísticas e Fisico-Motoras, Apoio ao estudo e Oferta complementar, Actividades de enriquecimento curricular (facultativo), Educação Moral e Religiosa (facultativa)

3 e 4º ano: Português,  Matemática, Estudo do Meio, Inglês, Expressões Artísticas e Fisico-Motoras, Apoio ao estudo, Oferta complementar, Actividades de enriquecimento curricular (facultativo), Educação Moral e Religiosa (facultativa)



O que são serviços públicos?

Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.

Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.

Restrições nos serviços públicos em tempos de Pandemia

O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal



Menu do artigo


O que é  o 1º ciclo do ensino básico

Quem tem/pode ingressar no 1º ciclo do ensino básico

Componentes do currículo



Artigos Relacionados


  • 3º Ciclo

  • Secundário- O futuro é já amanhã

  • 2º Ciclo

  • Ensino Especial

  • Pré-Escolar

  • Ensino Profissional

  • # Visualizações: 11366






    Tags de Categorias de Serviços Públicos Disponíveis

    Turismo e Desporto Transportes e Logística Serviços de Segurança Social Serviços de Saúde Serviços de Finanças Serviços de Apoio à Conciliação Serviços Bancários Polícia Judiciária Polícia de Segurança Pública PSP Outros Serviços Públicos Municípios Ministérios do Governo Lojas e Serviços de Correios CTT Lojas e Espaços do Cidadão Justiça e Tribunais Institutos Públicos IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Guarda Nacional Republicana GNR Freguesias Farmácias Exército e Defesa Escolas e Ensino Embaixadas e Consulados Conservatórias Centros de Saúde Bombeiros Bibliotecas Água, Luz, Gás e Telecomunicações Agências Nacionais Administração Pública