Secundário- O futuro é já amanhã

As primeiras escolhas de futuro

O que é o ensino secundário e a quem se destina

O ensino secundário destina-se a alunos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente, tendo uma duração de 3 anos letivos (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade).
A finalização destes três anos, conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário (12º ano), bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

Escolaridade obrigatória

Com a conclusão do ensino secundário, com aproveitamento, conclui-se também a escolaridade obrigatória (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário). Note-se que a escolaridade obrigatória termina quando o aluno termina um curso que lhe confire o nível secundário da educação ou, independentemente do ano ou da obtenção ou não de diploma, no momento em que o aluno completa os 18 anos.

O início das escolhas futuras

No primeiro ano do ensino secundário, isto é, no 10º ano de escolaridade, o aluno deverá escolher a área que pretende de entre quatro opções: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades ou Artes Visuais.

Disciplinas

Todas as áreas têm em comum 4 disciplinas considerando-se que estas fazem parte da formação geral do aluno: Português, Língua Estrangeira I, II ou III  (Alemão, Espanhol, Francês ou Inglês), Filosofia e Educação Física.

Depois, cada área tem disciplinas de formação especifica existindo uma disciplina trienal obrigatória (10.º, 11.º e 12.º anos), duas disciplinas bienais (10.º e 11.º anos), duas disciplinas anuais (12.º ano). Para mais informações sobre as disciplinas de cada área clique nos links abaixo:

Área de Ciências e Tecnologia

Área de Ciências Socioeconómicas

Área de Linguas e Humanidades

Área de Artes Visuais

 



O que são serviços públicos?

Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.

Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.

Restrições nos serviços públicos em tempos de Pandemia

O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal



Menu do artigo


O que é o ensino secundário e a quem se destina

Escolaridade obrigatória

O início das escolhas futuras

Disciplinas



Artigos Relacionados


  • 3º Ciclo

  • Pré-Escolar

  • Ensino Profissional

  • Ensino Especial

  • 2º Ciclo

  • 1º Ciclo

  • # Visualizações: 4707






    Tags de Categorias de Serviços Públicos Disponíveis

    Turismo e Desporto Transportes e Logística Serviços de Segurança Social Serviços de Saúde Serviços de Finanças Serviços de Apoio à Conciliação Serviços Bancários Polícia Judiciária Polícia de Segurança Pública PSP Outros Serviços Públicos Municípios Ministérios do Governo Lojas e Serviços de Correios CTT Lojas e Espaços do Cidadão Justiça e Tribunais Institutos Públicos IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Guarda Nacional Republicana GNR Freguesias Farmácias Exército e Defesa Escolas e Ensino Embaixadas e Consulados Conservatórias Centros de Saúde Bombeiros Bibliotecas Água, Luz, Gás e Telecomunicações Agências Nacionais Administração Pública