O ensino secundário destina-se a alunos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente, tendo uma duração de 3 anos letivos (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade).
A finalização destes três anos, conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário (12º ano), bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
Com a conclusão do ensino secundário, com aproveitamento, conclui-se também a escolaridade obrigatória (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário). Note-se que a escolaridade obrigatória termina quando o aluno termina um curso que lhe confire o nível secundário da educação ou, independentemente do ano ou da obtenção ou não de diploma, no momento em que o aluno completa os 18 anos.
No primeiro ano do ensino secundário, isto é, no 10º ano de escolaridade, o aluno deverá escolher a área que pretende de entre quatro opções: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades ou Artes Visuais.
Todas as áreas têm em comum 4 disciplinas considerando-se que estas fazem parte da formação geral do aluno: Português, Língua Estrangeira I, II ou III (Alemão, Espanhol, Francês ou Inglês), Filosofia e Educação Física.
Depois, cada área tem disciplinas de formação especifica existindo uma disciplina trienal obrigatória (10.º, 11.º e 12.º anos), duas disciplinas bienais (10.º e 11.º anos), duas disciplinas anuais (12.º ano). Para mais informações sobre as disciplinas de cada área clique nos links abaixo:
Área de Ciências Socioeconómicas
Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.
Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.
O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal