';

Registo Criminal, o que é necessário

O certificado do registo criminal contém todos os antecedentes criminais dos cidadãos com mais de 16 anos, servindo para atestar a ausência ou existência de antecedentes criminais, tendo uma validade de 3 meses.

O certificado do registo criminal contém todos os antecedentes criminais dos cidadãos com mais de 16 anos, servindo para atestar a ausência ou existência de antecedentes criminais, tendo uma validade de 3 meses.

A informação permanece no registo criminal pelo prazo estabelecido na lei, contado a partir da data da extinção da pena aplicada, podendo variar entre os 5 e os 25 anos dependendo do tipo de condenação.

Quem pode pedir o Certificado do Registo Criminal

Este certificado pode ser pedido pelo próprio desde que tenha mais de 16 anos de idade, por um representante legal ou por terceiros desde que maiores de 18 anos e devidamente autorizados pela pessoa a quem o registo diz respeito. 

Onde poder ser efetuado o pedido

Este documento pode ser pedido online (apenas cidadãos portugueses) através do Registo Criminal Online ou presencialmente (pessoas de qualquer nacionalidade) em lojas do cidadão com Balcão do Serviço de Identificação Criminal, Tribunais, Espaços Cidadão e Lojas RIAC (Açores) que disponibilizem esse serviço.

O pedido presencial é feito verbalmente, sem preencher qualquer impresso. Apenas deverá ser assinado um recibo do pedido e apresentar o documento de identificação.

Documentos necessários

Se o pedido for presencial, será apenas necessário apresentar um documento de identificação válido. No caso do pedido ser feito por terceira pessoa, será necessário uma autorização da/o própria/o, ou da/o representante da pessoa,o seu documento de identificação mencionado na autorização;o documento de identificação da/o titular da informação mencionada/o na autorizaçãoou cópia certificada.

Se o pedido for online será necessária a chave móvel digital, leitor de cartões e códigos PIN

Custo

A obtenção do certificado de registo criminal é efetuada mediante pagamento de um emolumento, no entanto poderá o mesmo ser gratuito em casos como concessão de medalha militar/medalhas comemorativas, estatuto de igualdade de direitos ou ainda prestação de serviço efetivo nas Forças Armadas.

A consulta online é gratuita.

Tempo de emissão

Geralmente e em condições normais de funcionamento, a emissão do certificado demora até 3 dias úteis, após receção do pagamento

Validade

O prazo de validade do certificado é de 90 dias a contar da data da emissão.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta dos Serviços competentes, podendo ter sofrido algumas alterações.



O que são serviços públicos?

Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.

Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.

Restrições nos serviços públicos em tempos de Pandemia

O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal



Menu do artigo


Quem pode pedir o Certificado do Registo Criminal

Onde poder ser efetuado o pedido

Documentos necessários

Custo

Tempo de emissão

Validade



Artigos Relacionados


  • Abono de familia

  • Documento único automóvel - 2 via

  • Sucursal na Hora, trate de tudo num só balcão

  • Como pedir o primeiro Cartão do Cidadão

  • Cartão do cidadão

  • Registo de nascimento - Saiba tudo o que é preciso

  • # Visualizações: 1167






    Tags de Categorias de Serviços Públicos Disponíveis

    Turismo e Desporto Transportes e Logística Serviços de Segurança Social Serviços de Saúde Serviços de Finanças Serviços de Apoio à Conciliação Serviços Bancários Polícia Judiciária Polícia de Segurança Pública PSP Outros Serviços Públicos Municípios Ministérios do Governo Lojas e Serviços de Correios CTT Lojas e Espaços do Cidadão Justiça e Tribunais Institutos Públicos IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Guarda Nacional Republicana GNR Freguesias Farmácias Exército e Defesa Escolas e Ensino Embaixadas e Consulados Conservatórias Centros de Saúde Bombeiros Bibliotecas Água, Luz, Gás e Telecomunicações Agências Nacionais Administração Pública