';

Cancelamento de documentos

sabe o que fazer se perder ou se lhe roubarem o cartao do cidadao, passe ou cartões bancarios?

Possivelmente já se deparou com uma situação de perda ou roubo de um documento importante,ou pior, da sua carteira, algo que causa imenso transtorno por toda a logistica envolvida. Uma das maiores preocupações, é a possivel má utilização do(s) documento(s) por terceiros, no entanto, existem procedimentos que poderá efetuar por forma a evitar futuros transtornos ou surpresas menos agradáveis. Assim,elaborámos um pequeno tutorial de como proceder em caso de perda, roubo ou extravio da carteira ou de agum documento pessoal importante.

Em primeiro lugar deve deslocar-se a uma esquadra da policia para comunicar a situação e o(s) documento(s) em falta. Receberá uma participação da ocorrência em papel que deverá conservar.

Caso a situação tenha ocorrido com

 

Dependentemente dos documentos deverá ter procedimentos distintos.

No caso de ter perdido um ou mais dos seguintes documentos: cartão de cidadão, documento único automóvel, carta de condução,cartão de beneficiário da ADSE ou ainda o cartão de sócio do ACP , poderá dirigir-se à Loja de Cidadão de Lisboa nas Laranjeiras. (Poderá ser necessário agendar a marcação previamente)

Caso pretenda cancelar documentos individualmente clique no documento sobre o qual precisa de informações

Cancelamento do cartão do cidadão

 

 



O que são serviços públicos?

Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.

Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.

Restrições nos serviços públicos em tempos de Pandemia

O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal





Artigos Relacionados


  • Carta de condução - como pedir a 2 via e em que situações

  • Cancelamento cartão bancário

  • Registo de Casamento - como fazer

  • Cancelamento do cartão do cidadão

  • Pedido de nacionalidade

  • Abono de familia

  • # Visualizações: 998






    Tags de Categorias de Serviços Públicos Disponíveis

    Turismo e Desporto Transportes e Logística Serviços de Segurança Social Serviços de Saúde Serviços de Finanças Serviços de Apoio à Conciliação Serviços Bancários Polícia Judiciária Polícia de Segurança Pública PSP Outros Serviços Públicos Municípios Ministérios do Governo Lojas e Serviços de Correios CTT Lojas e Espaços do Cidadão Justiça e Tribunais Institutos Públicos IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Guarda Nacional Republicana GNR Freguesias Farmácias Exército e Defesa Escolas e Ensino Embaixadas e Consulados Conservatórias Centros de Saúde Bombeiros Bibliotecas Água, Luz, Gás e Telecomunicações Agências Nacionais Administração Pública