Possivelmente já se deparou com uma situação de perda ou roubo de um documento importante,ou pior, da sua carteira, algo que causa imenso transtorno por toda a logistica envolvida. Uma das maiores preocupações, é a possivel má utilização do(s) documento(s) por terceiros, no entanto, existem procedimentos que poderá efetuar por forma a evitar futuros transtornos ou surpresas menos agradáveis. Assim,elaborámos um pequeno tutorial de como proceder em caso de perda, roubo ou extravio da carteira ou de agum documento pessoal importante.
Em primeiro lugar deve deslocar-se a uma esquadra da policia para comunicar a situação e o(s) documento(s) em falta. Receberá uma participação da ocorrência em papel que deverá conservar.
Caso a situação tenha ocorrido com
títulos de transporte, deverá contactar o operador, para confirmar se o seu documento não estará nos perdidos e achados, ou se não for esse o caso pedir a anulação do documento
documento de identificação (cartão de cidadão, bilhete de identidade, cartão de contribuinte, passaporte, autorização ou título de residência), deverá comunicar ao Banco de Portugal para evitar eventuais casos de roubo de identidade
Dependentemente dos documentos deverá ter procedimentos distintos.
No caso de ter perdido um ou mais dos seguintes documentos: cartão de cidadão, documento único automóvel, carta de condução,cartão de beneficiário da ADSE ou ainda o cartão de sócio do ACP , poderá dirigir-se à Loja de Cidadão de Lisboa nas Laranjeiras. (Poderá ser necessário agendar a marcação previamente)
Caso pretenda cancelar documentos individualmente clique no documento sobre o qual precisa de informações
Cancelamento do cartão do cidadão
Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.
Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.
O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal