O Centro de Saúde é uma unidade básica do Serviço Nacional de Saúde tendo como objetivo prestar cuidados de saúde à população.
No centro de saúde trabalham diversos profissionais, desde assistentes técnicos a médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos entre vários outros profissionais.
São várias as valências inerentes ao Centro de saúde sendo que alguns estabelecimentos reúnem algumas valências extra.
Regra geral, o Centro de Saúde disponibiliza consultas de clínica geral/medicina familiar, Serviço de Saúde Pública (Delegado(a) de Saúde), Cuidados de Enfermagem, Vacinas (Plano Nacional de Vacinação)
Alguns Centros de Saúde dispõem ainda de Serviço Social, consultas de gravidez, diabetes, saúde infantil, planeamento familiar, admionistração de certas vacinas especiais como sucede com a vacina contra a febre amarela ou contra a cólera, exames auxiliares de diagnóstico (ex: análises clínicas, radiografias), unidades de internamento, consultas e apoio domiciliários.
Deverá esolher o Centro de Saúde da sua área de residência, no entanto poderá escolher outro que lhe seja mais conveniente. Poderá no entanto, neste último caso, perder o acesso a algumas das suas valências como por exemplo, consultas domiciliárias.
Qualquer pessoa poderá inscrever-se no Centro de Saúde, desde que tenha número de utente.
Poderá inscrever-se presencialmente em qualquer Centro de Saúde do Serviço Nacional de Saúde
Para se inscrever, deverá levar Cartão de Cidadão ou Autorização de Residência e Número de Identificação Fiscal. Deverá ainda levar o Comprovativo de benefícios de saúde a que tenha direito (isenções e comparticipações, por exemplo), se for caso disso.
Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.
Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.
O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal