O que deve fazer para se inscrever no Centro de Saúde

Tudo o que precisa de saber

O que é um Centro de Saúde

O Centro de Saúde é uma unidade básica do Serviço Nacional de Saúde tendo como objetivo prestar cuidados de saúde à população.

No centro de saúde trabalham diversos profissionais, desde assistentes técnicos a médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos entre vários outros profissionais.

São várias as valências inerentes ao Centro de saúde sendo que alguns estabelecimentos reúnem algumas valências extra.

Regra geral, o Centro de Saúde disponibiliza consultas de clínica geral/medicina familiar, Serviço de Saúde Pública (Delegado(a) de Saúde), Cuidados de Enfermagem, Vacinas (Plano Nacional de Vacinação)

Alguns Centros de Saúde dispõem ainda de Serviço Social, consultas de gravidez, diabetes, saúde infantil, planeamento familiar, admionistração de certas vacinas especiais como sucede com a vacina contra a febre amarela ou contra a cólera, exames auxiliares de diagnóstico (ex: análises clínicas, radiografias), unidades de internamento, consultas e apoio domiciliários.

Qual o Centro de Saúde a escolher

Deverá esolher o Centro de Saúde da sua área de residência, no entanto poderá escolher outro que lhe seja mais conveniente. Poderá no entanto, neste último caso, perder o acesso a algumas das suas valências como por exemplo, consultas domiciliárias.

Quem pode inscrever-se 

Qualquer pessoa poderá inscrever-se no Centro de Saúde, desde que tenha número de utente.

Onde se pode inscrever

Poderá inscrever-se presencialmente em qualquer Centro de Saúde do Serviço Nacional de Saúde

Documentos necessários

Para se inscrever, deverá levar Cartão de Cidadão ou Autorização de Residência e Número de Identificação Fiscal. Deverá ainda levar o Comprovativo de benefícios de saúde a que tenha direito (isenções e comparticipações, por exemplo), se for caso disso.



O que são serviços públicos?

Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.

Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.

Restrições nos serviços públicos em tempos de Pandemia

O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal



Menu do artigo


O que é um Centro de Saúde

Qual o Centro de Saúde a escolher

Quem pode inscrever-se 

Onde se pode inscrever

Documentos necessários



Artigos Relacionados


  • Saúde Materna

  • Como mudar de Centro de Saúde

  • Saúde Pública- Uma guardiã da população

  • Como ter médico de família

  • Centros de saúde, serviço de enfermagem

  • Vacinas

  • # Visualizações: 2088






    Tags de Categorias de Serviços Públicos Disponíveis

    Turismo e Desporto Transportes e Logística Serviços de Segurança Social Serviços de Saúde Serviços de Finanças Serviços de Apoio à Conciliação Serviços Bancários Polícia Judiciária Polícia de Segurança Pública PSP Outros Serviços Públicos Municípios Ministérios do Governo Lojas e Serviços de Correios CTT Lojas e Espaços do Cidadão Justiça e Tribunais Institutos Públicos IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Guarda Nacional Republicana GNR Freguesias Farmácias Exército e Defesa Escolas e Ensino Embaixadas e Consulados Conservatórias Centros de Saúde Bombeiros Bibliotecas Água, Luz, Gás e Telecomunicações Agências Nacionais Administração Pública