A Saúde Materna trata-se de um acompanhamento e vigilância direccionados para mulheres que pretendam engravidar, grávidas e também no pós parto, em que existe uma avaliação e aconselhamento à mulher (ou casal), recorrendo a exames clinicos e laboratoriais regulares e sempre que necessário.
Mulheres portuguesas ou estrangeiras com autorização de residência
As consultas são realizadas no Centro de Saúde ou no Hospital/Maternidade
São vários os pontos abrangidos pela Saúde Materna destacando-se o aconselhamento no que respeita a alimentação saudável, preparação para o aleitamento materno, e hábitos a evitar. É acompanhada a evolução da gravidez, mãe e bebé, e o puerpério e também o pós parto, sendo toda a informação registada num pequeno livro "Boletim de Saúde da Grávida"
Deve ser realizada uma 1ª consulta de gravidez o mais cedo possível, idealmente nas primeiras 10 semanas de gravidez. Depois disso, numa gravidez normal, as consultas serão mensais até às 32 semanas de gestação e quinzenais entre as 32 e as 36 semanas. Nessa altura a grávida é geralmente referenciada para Hospital.
As consultas são gratuitas para todas as mulheres portuguesas e ainda estrangeiras com autorização de residência. Se a autorização de residência for inferior a três meses, as consultas são pagas.
Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.
Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.
O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal