Vacinas

Programa Nacional de Vacinação

O que é uma vacina

Uma vacina é uma preparação de partículas estranhas ao organismo que ao ser administrada a um individuo, leva à ativação do sistema imunitário com o objectivo de proteger o organismo contra um ou mais agentes infecciosos. O objectivo é que o individuo fique imune a certas doenças ou pelo menos tenha formas mais ligeiras de doença aquando do seu contacto com o agente infeccioso em questão.

Quem tem direito a ser vacinado

O Programa Nacional de vacinação é universal, o que significa que todos podem receber as vacinas constantes no  referido plano, de acordo com a sua idade.

Onde se pode ser vacinado

Em qualquer Unidade de Saúde funcional do Serviço Nacional de Saúde. Centros de saúde.

Vacinas do plano nacional de vacinação

Vacina contra a hepatite B (VHB), 1ª dose à nascença

Vacina hexavalente compreendendo 1ª dose contra a difteria, tétano e tosse convulsa (DTPa), 1ª dose contra doença invasiva por Haemophilus influenzae tipo b (Hib), 1ª dose contra a poliomielite (VIP) e 2ª dose da vacina contra a hepatite B (VHB). 1ª dose da vacina conjugada contra infeções por Streptococcus pneumoniae de 13 serotipos (Pn13) e 1ª dose da vacina contra Neisseria meningitidis B (MenB 1), todas administradas aos 2 meses de idade.

2ª dose de DTPa, Hib e VIP (vacina pentavalente DTPaHibVIP), 2ª dose de Pn13 e 2ª dose da vacina contra Neisseria meningitidis B (MenB 2), todas aos 4 meses de idade

3ª dose de DTPa, Hib, VIP e VHB (vacina hexavalente),aos 6 meses de idade.

3ª dose da Pn13, 3ª dose da vacina contra Neisseria meningitidis B (MenB 3), vacina contra a doença invasiva por Neisseria meningitidis C – MenC (dose única) e 1ª dose da vacina contra o sarampo, parotidite epidémica e rubéola (VASPR) todas aos 12 meses de idade.

Vacina pentavalente englobando 1º reforço de DTPa (4ª dose) e de VIP (4ª dose) e único reforço de Hib (4ª dose). Todas aos 18 meses de idade

2ª reforço (5ª dose) da vacina tetravalente de DTPa e de VIP  e 2ª dose de VASPR, ambas aos 5 anos de idade.

Reforço da vacina contra o tétano e difteria (Td) e 2 doses da vacina (com intervalos de 6 meses) contra infeções pelo vírus do Papiloma humano de 9 genótipos (HPV9) aos 10 anos de idade. Adultos sem vacina do tétano ou com atraso na sua administração devem levar a vacina em qualquer idade.

Reforços das vacinas contra o tétano e difteria (Td) aos 25, 45, 65 anos de idade e, posteriormente, de 10 em 10 anos, ao longo de toda a vida.

Grupos especiais:

Dose única da vacina contra tétano, difteria e tosse convulsa (Tdpa), em doses reduzidas, em cada gravidez.

Vacina contra a tuberculose (BCG), vacina contra infeções por Streptococcus pneumoniae de 23 serotipos (Pneumo23), vacina contra doença invasiva por Neisseria meningitidis dos grupos ACWY e vacina contra hepatite A, quando expressamente referidas e recomendadas, em grupos de risco.

 

Custo das vacinas

As vacinas são gratuitas para todas as pessoas que se encontrem em Portugal



O que são serviços públicos?

Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.

Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.

Restrições nos serviços públicos em tempos de Pandemia

O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal



Menu do artigo


O que é uma vacina

Quem tem direito a ser vacinado

Onde se pode ser vacinado

Vacinas do plano nacional de vacinação

Custo das vacinas



Artigos Relacionados


  • Centros de saúde, serviço de enfermagem

  • Saúde Materna

  • Como mudar de Centro de Saúde

  • Como ter médico de família

  • O que deve fazer para se inscrever no Centro de Saúde

  • Saúde Pública- Uma guardiã da população

  • # Visualizações: 3575






    Tags de Categorias de Serviços Públicos Disponíveis

    Turismo e Desporto Transportes e Logística Serviços de Segurança Social Serviços de Saúde Serviços de Finanças Serviços de Apoio à Conciliação Serviços Bancários Polícia Judiciária Polícia de Segurança Pública PSP Outros Serviços Públicos Municípios Ministérios do Governo Lojas e Serviços de Correios CTT Lojas e Espaços do Cidadão Justiça e Tribunais Institutos Públicos IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Guarda Nacional Republicana GNR Freguesias Farmácias Exército e Defesa Escolas e Ensino Embaixadas e Consulados Conservatórias Centros de Saúde Bombeiros Bibliotecas Água, Luz, Gás e Telecomunicações Agências Nacionais Administração Pública