O médico de familia é um médico a quem o utente fica "associado" no Centro de Saúde, sendo que o médico de familia terá como focos principais a promoção da saúde, prevenção da doença, prestação de cuidados curativos, de acompanhamento ou paliativos, direta ou indiretamente.
Para se inscrever, deverá dirigir-se ao Centro de Saúde onde se encontra inscrito e escolher o seu médico de família, de entre os que médicos que trabalham nesse Centro de Saúde. Caso não haja vaga para o médico escolhido, poderá optar por outro médico que possua vagas na sua lista
Caso pretenda mudar de médico de familia, deverá efetuar um pedido por escrito dirigido ao Diretor/ Coordenador do Centro de Saúde, indicando o motivo da sua pretensão. O pedido poderá ser deferido ou não, consoante o parecer da Direção do Centro de Saúde.
O médico de familia é aquele que acompanha continuamente o paciente desde o nascimento até à fase adulta, sendo que muitas das vezes, o mesmo médico reúne vários membros da mesma familia, o que é muito vantajoso dado permitir a contextualização de eventuais doenças, na mesma familia.
Desta forma, o médico poderá pedir exames de rotina ou complementares, prescrever medicamentos, indicar tratamentos, encaminhar o utente para especialidades adequadas à situação, aconselhar/passar baixas médicas, aconselhar quanto a práticas de vida saudáveis e formas de prevenir doenças, acompanhar patologias específicas, acompanhar a gravidez/saúde materna, saúde infantil, entre muitas outras atribuições.
Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.
Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.
O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal