Pode dizer-se que uma unidade de saúde pública é um observatório de saúde de uma dada área geodemográfica do ACES, tendo como foco geral a melhoria do estado de saúde da população-alvo. É assim uma unidade responsável por elaborar informação e planos em domínios da saúde pública, gerir programas para prevenção, promoção e proteção da saúde da população em geral ou de grupos específicos, proceder à vigilância epidemiológica, colaborar no exercício das funções de autoridade de saúde dentro da legislação especifica.
As unidades de Saúde Pública têm algumas atribuições, algumas das quais desenvolver informação e planos em termos da saúde pública, investigaçar e efetuar a vigilância epidemiológica, monitorizar o es,tado de saúde da população e seus determinantes, identificar as necessidades de saúde da população, propor, acompanhar, gerir e avaliar um Plano Local de Saúde, disponibilizar cuidados personalizados em determinadas situações no âmbito da saúde pública como Cessação Tabágica, Consulta do Viajante e as Juntas Médicas de Incapacidade.
A Unidade de Saúde Pública abrange diversas áreas nomeadamente Planeamento em Saúde, Saúde Ambiental e Ocupacional, Saúde Mental, Vigilância Epidemiológica, Autoridade de Saúde, Promoção da Saúde e Prevenção da Doença, Formação e Investigação.
São vários os profissionais que fazem parte de uma Unidade de Saúde Pública, sendo esta composta por uma equipa multidisciplinar, destacando-se o/a Coordenador/a da USP, Médicos de Saúde Pública, Enfermeiros de Saúde Pública ou de Saúde Comunitária, Técnicos de Saúde Ambiental, Secretários Clínicos, Assistentes operacionais, entre outros.
Em termos práticos, de entre alguns serviços disponibilizados por este tipo de Unidade podem mencionar-se inspecções especiais para a carta de condução, atestados de robustez para a função pública, atribuição de graus de incapacidade. Médicos de Saúde Pública conjuntamente com outros profissionais do Centro de Saúde, autarquias e outras entidades, promovem por exemplo a vigilância sanitária das águas de abastecimento, a saúde, higiene e segurança dos locais de atendimento público e dos locais de trabalho, entre outros.
Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.
Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.
O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal