A Segurança Social Direta é um canal seguro e eficaz que permite maximizar a interação entre cidadão, empresas e os Serviços da Segurança Social, de forma rápida e cómoda.
Desta forma, questões relacionadas com a segurança social poderão ser tratadas sem a necessidade de deslocação fisica aos serviços de atendimento da Segurança Social.
Para usufruir deste Serviço apenas tem de se registar no Site da Segurança Social efetuando os seguintes passos:
1) Aceder ao site da Segurança Social Direta
2) Clicar no botão "Efetuar registo"
3) Clicar no botão "Li e aceito os termos e condições do serviço".
4) Inserir o tipo de conta que pretende criar (cidadão ou Empresa/ Instituição), o NISS e data de nascimento. De seguida, fazer um visto em “Não sou robô” e clicar no botão "Seguinte"
5) Selecionar o canal pelo qual pretende receber o código de verificação (email, SMS, por carta) para poder posteriormente definir a sua senha e de seguida clicar em "Pedir código de verificação"
Quando receber o Código de Verificação enviado pela Segurança Social e para finalizar o processo de Registo efetuar os seguintes passos:
6) Inserir o código de verificação enviado e clicar em "Confirmar código de verificação"
7) Definir e confirmar a senha da Segurança Social Direta, escolhida, e clicar em "Confirmar palavra-passe"
8) “Efetuar o acesso na Segurança Social Direta com a sua palavra-passe” no caso de querer prosseguir para a consulta da sua área pessoal
Em acessos futuros apenas terá de colocar o seu NISS e Palavra passe para aceder à sua conta na Segurança Social Direta.
Na Segurança Social Direta são disponibilizados online serviços como: Pedir Senha na Hora, Consultar informação registada no sistema de informação da Segurança Social,
Alterar ou propor alteração de alguma informação à Segurança Social, Emitir Declarações, Pedir prestações sociais e pensões, Atualizar o Agregado e Relações Familiares,
Atualizar Rendimentos e património, entre outras funcionalidades.
Consulte aqui o Guia prático da Segurança Social Direta
Poderá ainda contactar a Segurança Social por via telefónica através dos números 210 545 400 ou 300 502 502
Personalizado: dias úteis das 9h00 às 18h00e
Automático: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.
Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.
O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal