Cancelamento cartão bancário

Perdeu o seu cartão bancário? O seu cartão foi roubado ou extraviado? Saiba o que fazer

Sabe como cancelar o seu cartão bancário? Esse é um passo fundamental, especialmente em caso de perda, roubo ou extravio do cartão bancário.

Caso pretenda cancelar um cartão que tenha na sua posse por não o querer utilizar, basta contactar o seu banco por forma a comunicar a sua decisão e iniciar o pedido de cancelamento. Em alternativa, existem bancos que permitem efetuar o cancelamento pela aplicação do banco em causa ou através do serviço homebanking.

Caso queira pedir o cancelamento por perda, roubo ou extravio, deverá contactar o seu banco com a maior celeridade possivel, logo que se aperceba da situação. Este procedimento permitirá evitar utilizações abusivas do cartão e evitar despesas futura ficando desta forma bloqueado, sendo que qualquer atividade  efetuada com o cartão após o cancelamento, deixa de ser da sua responsabilidade. Os bancos têm por norma uma linha de apoio para este tipo de casos. Alguns bancos disponibilizam ainda a opção de cancelamento de cartões através da própria aplicação da instituição bancária ou através do serviço homebanking.

Uma outra opção será ligar para a SIBS  (Sociedade Interbancária de Serviços) por forma a pedir o cancelamentodo cartão em causa, através do número 808 201 251 ou (+351) 217 918 780, caso se encontre fora do país.

No caso de ter havido perda ou roubo de outros documenos deverá sempre apresentar queixa na policia.



O que são serviços públicos?

Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.

Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.

Restrições nos serviços públicos em tempos de Pandemia

O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal





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