';

Portagens Eletrónicas

Certamente já ouviu falar das portagens eletronicas, mas sabe o que são?

Certamente já ouviu falar das portagens eletronicas, mas sabe o que são?

O que são portagens eletrónicas

Na década de 90, surgiu o conceito de SCUT que designavam estradas sem custos para o utilizador. Estas estradas passaram no entanto a sofrer cobrança a partir de 2011, tendo sido introduzidas poortagens eletrónicas sob a forma de pórticos. Estas portagens não têm cobrança manual mas sim exclusivamente eletrónica, sempre que o veículo passa pelo pórtico na autoestrada.

Prazo para pagamento da portagem

O pagamento da portagem, para quem não tem identificador no veículo, pode ser realizado 48 horas depois de passar na portagem. A partir desse periodo, terá 15 dias úteis para pagar.

Pagamento de portagens eletrónicas

O pagamento pode ser efetuado de várias formas nomeadamente por Via Verde, Pré-pagamento, balcões, site e app dos CTT, lojas Payshop ou através da concessionária da SCUT.

Na modalidade Via Verde, terá de ter um identificador para colocar no seu veiculo, ficando esse identificador associado à sua matricula. Esse dispositivo permitirá identificar a matricula do veiculo em causa sempre que este passe por um portico de portagens eletronicas ou pelas portagens de cabine, sendo debitado da sua conta bancária o valor correspondente à portagem.

A modalidade de Pré pagamento também requer um Dispositivo Eletrónico de Matrícula, sendo de igual forma o valor das portagens debitados da sua conta. Aqui a diferença é que os valores debitados dependem do limite do saldo dispionivel determinado previamente pela pessoa, devendo o carregamento desse saldo ser realizado antes da passagem pelos pórticos. O carregamento pode ser efetuado  por referência multibanco, em lojas payshop ou dos CTT.

Se não possuir identificador e tiver passado numa portagem eletrónica (existente em autoestradas sem cobrança manual) poderá recorrer aos CTT para liquidar o montante em dívida. Para tal, poderá consultar no site ou app dos CTT para obter uma referência multibanco para efetuar o pagamento.

A referência multibanco também poderá ser obtida enviando um sms para o número 68881, com o texto     CTTMBespaçoMatrículaespaçoNIF     no entanto esta modalidade envolve o pagamento de um certo valor. Receberá posteriormente um sms de confirmação do pagamento em questão.

O pagamento da portagem eletrónica poderá também ser realizado diretamente ao balcão de qualquer loja payshop ou ligando para a concessionária.

 



O que são serviços públicos?

Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.

Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.

Restrições nos serviços públicos em tempos de Pandemia

O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal



Menu do artigo


O que são portagens eletrónicas

Prazo para pagamento da portagem

Pagamento de portagens eletrónicas



Artigos Relacionados


# Visualizações: 1227






Tags de Categorias de Serviços Públicos Disponíveis

Turismo e Desporto Transportes e Logística Serviços de Segurança Social Serviços de Saúde Serviços de Finanças Serviços de Apoio à Conciliação Serviços Bancários Polícia Judiciária Polícia de Segurança Pública PSP Outros Serviços Públicos Municípios Ministérios do Governo Lojas e Serviços de Correios CTT Lojas e Espaços do Cidadão Justiça e Tribunais Institutos Públicos IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Guarda Nacional Republicana GNR Freguesias Farmácias Exército e Defesa Escolas e Ensino Embaixadas e Consulados Conservatórias Centros de Saúde Bombeiros Bibliotecas Água, Luz, Gás e Telecomunicações Agências Nacionais Administração Pública