O carregamento dos passes Navegante Metropolitano, Navegante +65, Passe Carreiras de Bairro, Navegante Municipal, entre outros, já está disponível desde 28 de fevereiro de 2024 nos telemóveis Android e iOS com a APP Carrisway.
Para poder efectuar carregamento, o utilizador deverá ter de ligar a funcionalidade NFC (deve verificar primeiro se o seu dispositivo móvel tem esta funcionalidade), e encostar o seu telemóvel ao cartão físico Navegante para fazer uma leitura, e depois escolher a opção de carregamento, realizar o pagamento para poder viajar normalmente.
A APP Carrisway permite também obter comprovativo de carregamento, uma fatura com número de identificação fiscal (NIF) ou apenas consultar o seu saldo.
O Cartão Navegante é um cartão eletrónico utilizado para pagar viagens nos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que inclui os transportes de Lisboa e alguns dos concelhos vizinhos. Ele permite aos passageiros viajar de forma conveniente e econômica nos autocarros, elétricos, metro e comboios urbanos dentro da área abrangida.
Os Cartões Navegante são recarregáveis e podem ser adquiridos em postos de venda específicos ou em máquinas automáticas disponíveis nas estações de metro e em alguns autocarros. Eles são uma opção prática e económica para quem utiliza frequentemente os transportes públicos na região de Lisboa.
Após ter a APP instalada e o ter ativado a funcionalidade NFC do seu telemóvel deverá seguir os seguintes passos:
Para efetuar o download da App Carrisway deve aceder à Play Store da Google e de seguida digitar Carrisway na caixa de texto e carregar no logo Carrisway.
Mais informações em https://cway.alx.carris.pt
Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.
Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.
O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal