Como carregar o passe navegante no telemóvel

O carregamento de passes de cartões físicos Navegante no telemóvel, já está disponível nos telemóveis Android e iOS com a APP Carrisway.

O carregamento dos passes Navegante Metropolitano, Navegante +65, Passe Carreiras de Bairro, Navegante Municipal, entre outros, já está disponível desde 28 de fevereiro de 2024 nos telemóveis Android e iOS com a APP Carrisway.

Para poder efectuar carregamento, o utilizador deverá ter de ligar a funcionalidade NFC (deve verificar primeiro se o seu dispositivo móvel tem esta funcionalidade), e encostar o seu telemóvel ao cartão físico Navegante para fazer uma leitura, e depois escolher a opção de carregamento, realizar o pagamento para poder viajar normalmente.

A APP Carrisway permite também obter comprovativo de carregamento, uma fatura com número de identificação fiscal (NIF) ou apenas consultar o seu saldo.

 

O que é o cartão Navegante

O Cartão Navegante é um cartão eletrónico utilizado para pagar viagens nos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que inclui os transportes de Lisboa e alguns dos concelhos vizinhos. Ele permite aos passageiros viajar de forma conveniente e econômica nos autocarros, elétricos, metro e comboios urbanos dentro da área abrangida.

Os Cartões Navegante são recarregáveis e podem ser adquiridos em postos de venda específicos ou em máquinas automáticas disponíveis nas estações de metro e em alguns autocarros. Eles são uma opção prática e económica para quem utiliza frequentemente os transportes públicos na região de Lisboa.


Como carregar o Navegante no telemóvel?

Após ter a APP instalada e o ter ativado a funcionalidade NFC do seu telemóvel deverá seguir os seguintes passos:

Como se efetua o download da App Carrisway?

Para efetuar o download da App Carrisway deve aceder à Play Store da Google e de seguida digitar Carrisway na caixa de texto e carregar no logo Carrisway.

Em que linhas e operadores de transporte posso utilizar os passes da App Carriway?

Os passes CarrisWay permitem acesso aos seguintes meios de transporte:

  1. Autocarros Carris: Os autocarros urbanos da Carris cobrem uma vasta rede de rotas pela cidade de Lisboa, facilitando o transporte dentro da cidade.
  2. Elétricos Carris: Os elétricos são uma forma tradicional e pitoresca de viajar em Lisboa, levando os passageiros a muitas das áreas históricas e turísticas da cidade.
  3. Elevadores e Ascensores: Alguns passes CarrisWay podem incluir acesso aos elevadores e ascensores que conectam as diferentes áreas da cidade, como o Elevador de Santa Justa e o Elevador da Glória.
  4. Metros e Comboios Urbanos (CP): Dependendo do tipo de passe CarrisWay, pode haver integração com o Metropolitano de Lisboa (metro) e os comboios urbanos da CP (Comboios de Portugal), oferecendo uma cobertura mais ampla de transporte público em Lisboa e arredores.
  5. Carris Metropolitana: Todos os transportes da rede Carris Metropolitana e diversas linhas associadas;
  6. Comboios da Fertagus: Comboio que passa pela ponte 25 de Abril sobre o rio Tejo e que liga Lisboa a Setúbal;

Geralmente, os passes CarrisWay oferecem uma opção econômica e conveniente para os residentes e visitantes de Lisboa explorarem a cidade e se locomoverem de forma eficiente entre os principais pontos de interesse.

  

Títulos de transporte que pode carregar no cartão navegante através da app CARRISway?

 

Mais informações em https://cway.alx.carris.pt



O que são serviços públicos?

Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.

Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.

Restrições nos serviços públicos em tempos de Pandemia

O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal



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