O carregamento de cartões físicos Andante no telemóvel, tanto passes como bilhetes ocasionais, ficou disponível desde o dia 18 de Abril 2024 nos telemóveis Android e iOS com uma nova funcionalidade que se designa por TOP UP.
Para poder efectuar carregamento, o utilizador deverá ter de ligar a funcionalidade NFC e encostar o seu telemóvel ao cartão físico Andante para fazer uma leitura, e depois escolher a opção de carregamento, realizar o pagamento para poder viajar normalmente.
O Andante é o cartão para viajar nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto. Quer ande de autocarro, de metro ou de comboio, pode usar sempre o Andante. O preço a pagar depende apenas do trajeto a realizar e não do modo de transporte que utiliza ou do número de embarques que efetua. É simples, prático e económico – muitos transportes no mesmo cartão.
Comprar um Cartão Andante e carregá-lo com Viagens Ocasionais ou Passes.
O cartão a escolher depende da frequência de utilização. O cartão azul é direcionado para viagens ocasionais (utilizadores menos frequentes). O cartão prateado é utilizado para o carregamento de Passes (utilizadores frequentes).
As Viagens Ocasionais podem ser Simples ou de 24 Horas e são escolhidas de acordo com as zonas a percorrer a partir da origem da viagem (Z2 a Z9).
Os Passes podem ser do tipo 3Z (3 zonas), Municipal (todas as zonas de um Município) ou Metropolitano (todas as zonas da Área Metropolitana do Porto).
Os utilizadores frequentes do território do Tâmega e Sousa, podem ainda adquirir Passes Combinados “Andante + CP” e “Andante + CIM Tâmega e Sousa”.
Para os turistas, existem os Bilhetes Diários Tour 1 e Tour 3. Estes bilhetes têm cartões próprios e não são recarregáveis.
Aplicação que visa permitir uma experiência de utilização simplificada do sistema de transportes públicos do Grande Porto, desmaterializando o título de transporte numa App (dispensando assim o recurso ao cartão físico e permitindo a utilização do sistema sem conhecer previamente as regras de zonamento ou tarifário) e sendo pioneira na capacidade de otimizar o tarifário mensal apresentado a cada cliente, tendo em conta a sua utilização efetiva.
Para efetuar o download da App Anda deve aceder à Play Store da Google e de seguida digitar Anda na caixa de texto e carregar no logo Anda.
Para se registar na App deve introduzir os seguintes dados: nome, e-mail, número de telemóvel utilizado e palavra-passe. Depois clique em continuar e selecione o método de pagamento escolhendo uma das seguintes opções:
1. Cartão bancário: introduzir os dados do cartão;
2. Multibanco Pagamentos de Baixo Valor: ser-lhe-á apresentada uma referência para utilização numa ATM da rede multibanco.
Depois de inserir os dados, receberá:
1. Um código de ativação por SMS;
2. Um e-mail de confirmação do registo com um link para ativação do código rececionado por SMS.
Para inserir dados de faturação aceda, posteriormente, ao perfil do utilizador.
Sim. Com o Anda não é necessário comprar o passe Andante no início do mês. A App analisa as viagens que fez ao longo do mês e cobra o valor mais vantajoso para o cliente. Por defeito a aplicação calcula o passe Andante ao preço normal. Se tiver direito a perfil social deverá dirigir-se a uma loja Andante para associar o perfil social à App.
A App Anda pode ser utilizada em qualquer uma das linhas dos operadores aderentes ao Sistema Intermodal Andante (SIA).
Metro do Porto – Toda a rede em operação
STCP – Toda a rede em operação
CP Porto – Comboios urbanos do Porto que circulam entre as estações Paredes / Vila das Aves / Lousado / São Bento / Paramos
UNIR – Toda a rede em operação.
Não, estas aplicações podem provocar o término antecipado da viagem, ficando numa situação de fraude.
Mais informações em https://andante.pt/comprar/app-anda/
Serviços públicos são o conjunto de serviços prestados à população em geral através de empresas ou entidades ligadas ao governo, através do sector público, ou de empresas privadas que prestem esses serviços indirectamente. A designação está associada a um principio democrático que determinados bens e serviços devem estar disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos de uma forma geral por questões de igualdade e universalidade.
Alguns exemplos de serviços essenciais considerados públicos em Portugal são o Ensino, a Saúde, a Energia Eléctrica o Gás e a Água, a Segurança Social, os Serviços Bancários, os Bombeiros, o Exército, a Limpeza Pública, o Saneamento e as Redes Viárias, entre outros.
O atendimento presencial nos serviços públicos está a funcionar sem restrições, sendo apenas recomendado o agendamento prévio.
Embora o uso de máscara já não seja obrigatório, sugere-se a sua utilização em períodos de maior afluência nos balcões.
Aconselha-se sempre que possível que recorra a um atendimento online, dado que, a administração pública já disponibiliza vários serviços digitais que podem ser feitos através de computador ou telemóvel. Pode consultar também neste portal os locais de atendimento que incluem informação sobre moradas, horários e contactos dos balcões e entidades dos vários serviços públicos em Portugal